Quem Somos

A Citrino é uma casa independente que oferece todas as soluções, onshore e offshore, que uma grande família precisa.

Nosso principal objetivo é proteger e perpetuar o patrimônio dos nossos clientes,
bem como seus valores familiares.

O que está à disposição das famílias?

Análise macroeconômica

Portfólio personalizado onshore e offshore

Gestão de risco

Alocação em produtos de terceiros

Gestão proprietária

Originação e estruturação de ativos descorrelacionados

Concierge de valor agregado

Nossa história

Manifesto Citrino

Acreditamos que as pessoas fazem a diferença. A indústria financeira é uma indústria de baixo capital empregado. Um escritório alugado e um computador são suficientes para começar uma operação de gestão de recursos de terceiros. Gente boa e comprometida faz coisa boa e gente ruim e desmotivada faz coisa ruim. Os prejuízos podem ser irreparáveis!

Acreditamos no poder dos juros compostos. Trabalhar com custos baixos e não perder dinheiro faz uma diferença exponencial nos patrimônios geridos ao longo do tempo. “Os juros compostos são a força mais poderosa do universo” (autor desconhecido, mas muitas vezes atribuída a Albert Einstein)

Acreditamos nos ciclos macroeconômicos. Entender em que ponto dos ciclos econômicos nos encontramos é o ponto de partida para a implementação de um bom portfólio. Vento de cauda sempre ajuda!

Acreditamos nos portfólios resilientes e no conhecimento dos riscos. Economia e gestão de portfólios não são ciências exatas. Imprevistos acontecem a todos os momentos. Entender os riscos que corremos é fundamental, e os portfólios precisam estar preparados para cenários adversos.

Acreditamos em processo de investimento. Obter retornos consistentes ao longo do tempo requer muita disciplina e processo. Muitas vezes nossas emoções nos traem e nos atrapalham na tomada de decisão. Os processos bem implementados servem para nos proteger de nós mesmos.

Acreditamos nas disrupções e no aumento da produtividade proporcionadas pelas novas tecnologias. Tanto do ponto de vista de oportunidade de investimento em novas teses quando na adoção de novas tecnologias no nosso dia a dia visando o aumento de produtividade e minimização de erros.

Acreditamos no alinhamento de interesses. Os seres humanos são movidos pelos incentivos que lhes são oferecidos. Precisamos evitar ao máximo quaisquer conflitos de interesse e quando acontecem, é fundamental entendermos, identificarmos rapidamente, darmos transparência e endereçarmos tal conflito.

Por fim, e mais importante, acreditamos na ética e nos bons princípios.“Right is right, even if everyone is against it, and wrong is wrong, even if everyone is for it” (William Penn)

Valores Citrino

 

Ética

Isenção

Independência

Customização

Transparência

Alinhamento de Interesses

Confidencialidade

Time Operacional

Equipe Citrino Gestão

Guilherme Prado

Graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas em 1997. Em 2013 fundou a Citrino Gestão de Recursos.

De 1996 a 1999 trabalhou no Banco Santander de Investimentos na área de Debt Capital Markets. Em 1999 foi para a Arthur Andersen na área de consultoria (Global Corporate Finance) onde ficou até 2001.

Em 2002 entrou na Cosan onde permaneceu até 2013, sempre na área financeira, onde exerceu os cargos de gerente de RI, diretor de tesouraria e diretor financeiro, participando ativamente de dois IPOs, mais de US$10bi em captações, emissão de bonds, private equity, etc.

Guilherme também foi conselheiro da Rumo Logística de 2011 a 2013.

De março de 2020 até 2022 integrou o Comitê de Finanças e Investimentos da Associação Samaritano (UMANE), ​um dos maiores endowment funds do país na área da saúde.

Bruno Bergamasco

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica – USP em 2006. Iniciou sua carreira no Banco Itaú Unibanco onde ficou até 2010 e participou do programa de trainee com passagem em diversas áreas.

De 2010 a 2015 foi analista de ações da gestora de investimentos Skopos, com cobertura de variados setores (bancos, serviços financeiros, utilities, varejo, concessões, healthcare, real estate).

Nesse período foi também conselheiro fiscal das empresas Contax SA e da Companhia Paranaense de Energia – Copel.

Em 2016 entrou na Milestones, gestora que atua exclusivamente como family office dos fundadores da WEG SA, onde foi responsável pela área de análise de investimentos, tanto local quanto offshore.

Bruno juntou-se à Citrino em 2018, sendo o CIO e o sócio responsável pela gestão de renda variável nos books locais. Bruno é também o gestor do fundo Citrino Equity Cycle.

Bruno obteve o certificado de Chartered Financial Analyst (CFA) em 2012 e o CGA Anbima em 2019.

Thais Ortega

Graduada em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, com mestrado em teoria econômica pela mesma instituição.

Sua carreira teve início em 1999 como economista júnior no BBA Icatu Investimentos e depois economista sênior no departamento econômico do Bradesco entre 2004 e 2006.

Em 2007 atuou como economista e estrategista de mercados emergentes no M.Safra.

De 2008 a 2014 foi gestora de investimentos na BWGI, com alocação offshore dos recursos líquidos da família Moreira Salles.

De 2015 a março de 2019 foi sócia e diretora de investimentos da Parcitas Gestão de Investimentos, com alocação dos recursos do family office em ativos domésticos e externos.

Em junho de 2019 juntou-se à Citrino, sendo a sócia responsável pela área macroeconômica e pela gestão do fundo Citrino Macro.

Thais obteve o CGA Anbima em 2012.

Raí Chicoli

Graduado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, com mestrado e doutorado em teoria econômica pela mesma instituição.

Sua carreira teve início em 2011 como estagiário na área de Emerging Market Research no Credit Suisse.

 

De 2016 a 2019 foi economista da Parcitas Gestão de Investimentos, fazendo boa parte da cobertura econômica e política de Brasil.

Entre novembro de 2019 e janeiro de 2021 foi economista na Panamby Capital Gestão de Investimentos.

Em fevereiro de 2021 juntou-se à Citrino, sendo atualmente o economista chefe.

Raí foi segundo colocado no Prêmio Tesouro Nacional de monografias de finanças públicas na categoria política fiscal.

Ures Folchini

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP em 2018, com passagens em estágios curtos em bancos, startups e gestoras.

Em maio de 2019, juntou-se à Citrino e atualmente é analista de renda variável, sendo responsável por auxiliar na alocação e gestão de recursos na classe.

Luiz Macedo

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista – UNIP em 2009. Iniciou sua carreira na Votorantim Asset Management em 2002, como Assistente de Operações (Segmento Family Office), onde permaneceu até 2010.

Em 2010 iniciou na Votorantim Finanças, como Analista Financeiro (Segmento Family Office), onde permaneceu até 2013.

Juntou-se à Citrino em 2013 e atualmente é responsável pelo apoio às famílias.

Marcelo Cabral

Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP em 2008, começou sua carreira no Grupo Cosan desenvolvendo modelos matemáticos associados a sistemas de informação geográficas para previsão de safra de cana de açúcar.

De 2008 a 2010 participou da criação da Radar Propriedades Agrícolas, controlada pela Cosan, atuando como coordenador agronômico, focando na prospecção e avaliação de propriedades rurais.

De 2010 a 2013 atuou como gerente de bioenergia na Vale, ocupando cargos de diretoria em empresas do grupo como Biopalma e Vale Florestar. Nessas empresas participou do turnaround e expansão de suas atividades.

De 2013 a 2015 participou da criação da Agn Participações, fundada pelo ex-presidente da Vale, Roger Agnelli, onde foi diretor de bionergia focando no desenvolvimento de projetos de geração distribuída de energia elétrica renovável, a partir de biomassa, no Brasil e no continente africano.

De 2015 a 2017 foi diretor de logística, crédito e Secretário de Política Agrícola Adjunto no Ministério da Agricultura, atuando na elaboração do Plano Safra.

De 2017 a 2020 atuou como CEO da Phosfaz, mineradora do banco BTG Pactual. Nessa companhia liderou a desmobilização de ativos de cobre no Chile, o turnaround e a expansão da produção e comercialização de fertilizantes fosfatados.

Em 2020 juntou-se à Citrino, onde é o sócio responsável pela estratégia em investimentos alternativos, como private equity, venture capital, pelo fundo de legal claims Citrino Time Captor (CTC), dentre outros.

Cláudio Ruhmann

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP em 2019. Iniciou sua carreira na Johnson & Johnson como estagiário – e posteriormente analista – em Finanças para Inovação na divisão de bens de consumo.

Em 2020, foi para a Cargill, atuando como analista de Planejamento de Negócios na divisão de Edible Oils.

Em junho de 2021, juntou-se à Citrino como analista de investimentos alternativos.

Lucas Tulha

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP em 2022.

Iniciou sua carreira em 2021 na startup Mottu como estagiário, onde atuou no setor de gestão de frota.

Em seguida, atuou como estagiário na Loyall Capital Partners (atualmente GHT4) do final de 2021 até o final de 2022, focando em TI, backoffice e acompanhamento de fundos de investimento.

Em dezembro de 2022, juntou-se à Citrino, onde exerce a função de analista de investimentos alternativos.

Luiza Fruet

Cursando Administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com previsão de graduação em dezembro de 2025.

No segundo semestre de 2022, se juntou a Empresa Junior Mackenzie Consultoria, onde teve sua primeira experiencia profissional como Treinee de Eventos.

No final de 2023, iniciou sua carreira na Julius Baer Family Office como estagiária de Sales Support.

Se juntou à Citrino em 2024 como estagiária na área de Ativos Alternativos.

Ana Brito

Graduada em Administração de Empresas pela Unisant’Ana em 2007.  Iniciou sua carreira na Alphagraphics onde trabalhou como representante de clientes.

Em 2013, trabalhou como assistente administrativo na empresa de eventos Wedding & Co.

Juntou-se à Citrino em novembro de 2019 como assistente administrativo, atuando na área administrativa e apoio às famílias.

Fernanda Prado

Graduada em Economia pela Universidade Candido Mendes, começou a sua carreira em 1989 como backoffice de open market no Banco Interunion e em 1992 tornou-se sócia responsável pela mesa renda fixa na Adipar D.T.V.M., ficando na empresa até 1996.

De 1996 a 2002 foi gerente de capital markets no Banco Garantia onde era responsável pelo atendimento das tesourarias de grandes empresas brasileiras.

De 2004 a 2010 atuou como sócia diretora na empresa Hint Consultoria Financeira e Imobiliária, sendo responsável pela análise financeira e tomada de decisões de investimentos imobiliários de famílias e incorporadores.

De 2011 a 2012 foi  v.p. na área de gestão de patrimônio na Vinci Partners.

Fernanda juntou-se à Citrino em 2013, sendo a sócia responsável pelo relacionamento com os clientes / comercial. Antes disso foi responsável pela gestão de risco, compliance e seleção e acompanhamento de gestores terceiros.

Alexandre Sirihal

Mestre em Administração com concentração em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1999, graduado no mesmo curso/instituição em 1995.

De 1995 a 1998 foi Assistente de Auditoria na Arthur Andersen, e ao mesmo tempo, de 1996 a 2000, lecionou disciplinas de Administração Financeira e Contabilidade em diversos cursos de graduação e pós graduação.

Em 1999 iniciou carreira corporativa nas áreas de Planejamento Financeiro e Controladoria, passando por empresas como a Telemar (Oi), Tim, Plantar, Cosan e Bunge, tendo participado ativamente de atividades rotineiras (orçamento anual, fechamentos contábeis, divulgações a mercado) e não recorrentes, como emissão de bonds, IPOs, M&As, implantação de ERPs etc. Em 2011 acumulou também a posição de Diretor Presidente da Bungeprev, uma EFPC patrocinada pela Bunge, gerindo ativos de aproximadamente R$250MM.

Em 2012 assumiu a posição de CFO da Spring Mobile (Brasil), uma empresa de SaaS, e, ao final de 2013, transferiu-se, como CFO, para a Minutrade, uma empresa de marketing de relacionamento e marketplace de recompensas digitais.

Em 2020 se juntou à Citrino Gestão de Recursos como Sócio-diretor de operações.

Cibele Simões

Graduada em Economia pelo Mackenzie (2015) e pós-graduada em Controladoria e Contabilidade pelo Insper (2021), deu início à sua carreira como backoffice na U.V. Gestora.

Em dezembro de 2015, ela se juntou à Citrino e atualmente ocupa o cargo de diretora, sendo responsável pela área de operações da gestora.

 

Matheus Pecorari

Graduado em Economia pelo Insper em 2023, iniciou sua carreira no Departamento de Arquitetura de TI no Banco Bradesco como estagiário de verão.

Em 2021, foi para o Banco Safra, atuando com estagiário na área de Fund of Funds  e posteriormente como analista Jr.

Em Julho de 2023, juntou-se à Citrino como analista Jr, auxiliando nos processos e controles da área de middleoffice e backoffice da gestora.

Henry Chuang

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, tendo ingressado no curso em 2018 e feito parte do Centro Acadêmico da Engenharia de Produção.

Em 2022, iniciou sua carreira na VTEX, empresa de Software para e-commerce, como estagiário financeiro na área de Growth.

Se juntou à Citrino em 2022 como estagiário de operações na área de backoffice.

Nossos advisors

Gustavo Ribeiro

Graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA em 2000.

Iniciou sua carreira no Banco Garantia/Credit Suisse onde ficou até 2008. Foi designado para desenvolver a mesa de operações do private bank das Bahamas e criar estratégias globais para seus clientes.

Na Apolo Investimentos de 2008 a 2011 era responsável pela estratégia internacional da gestora.

Na Vinci Partners USA de 2011 a 2017 foi responsável pela estratégia internacional de wealth management e posteriormente pelo fundo global de equities.

Baseado em Nova York é responsável pela gestora Rye Brook Capital, LLC desde 2017.

Gustavo é o gestor dos portfólios offshore das famílias da Citrino.

Time Operacional

Equipe Citrino Ventures

Felipe Fornaziere

Graduado em Engenharia de Produção pelo Instituto Mauá de Tecnologia e mestre em Empreendedorismo e Gestão da Inovação pelo KTH – Royal Institute of Technology em Estocolmo – Suécia. Possui ampla experiência como executivo de novos negócios e inovação, com 12 anos de experiência em diversas indústrias. Liderou a iniciativa de CVC do Hospital Albert Einstein, conduzindo desde a estruturação até a maturidade onde mais de 20 rodadas de investimento foram executadas, com 5 exits relevantes.  Atuou também na TTB (Technology-to-Business) braço de relacionamento com startups da Siemens no Vale do Silício. Estruturou a iniciativa de open innovation como Head de Inovação do SBT e foi sócio sênior da consultoria de estratégia e inovação Elogroup, onde liderou a iniciativa “100 Startups to Watch” em parceria com o grupo Globo, mais conceituado ranking de startups do Brasil e conduziu diversos projetos de inovação tecnológica e corporate venture em empresas como XP Inc., Grupo Energisa e Novo Nordisk.

Matheus Marciano

Graduado em economia pelo Insper. Iniciou a carreira como estagiário na Pantalica Partners, consultoria estratégica focada em Distressed Assets e depois foi Analista de Investimento da Bossanova, responsável pela análise e tomada de decisão de investimentos no Brasil e nos EUA.

Antonio Bernardi

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Iniciou a carreira como estagiário em FP&A no Grupo Uni.co, sendo responsável pela análise da performance financeira da marca Imaginarium. Em seguida, atuou como estagiário em FP&A na Ambev, participando do fechamento do resultado financeiro da empresa e atuando em frentes de Revenue Management. Ainda na Ambev, tornou-se Analista Sr. em FP&A focado na área de parcerias da empresa.

Leonardo Volpe

Estudante de Engenharia de Produção pela UFSCar. Participou de diversos grupos de extensão durante a graduação. Foi membro da gestão de pessoas no Centro Acadêmico de Engenharia de Produção, coordenador do Operação Natal (projeto voluntário com mais de 220 membros), onde liderava uma equipe de 18 pessoas, e membro da Liga de Empreendedorismo de São Carlos, desenvolvendo projetos para o ecossistema de inovação da cidade.

A Citrino Ventures é uma Gestora de Venture Capital com Investidores Corporativos.

Apoiamos empreendedores que sonham em resolver grandes problemas e querem transformar o mundo. Contamos com a experiência, as competências e as conexões necessárias para ajudar as startups a darem o próximo passo.